Durante uma operação de fiscalização contra o transporte clandestino realizada no último final de semana em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, um caso inusitado chamou a atenção das autoridades. Uma van cedida pela Secretaria Estadual da Saúde a um município do interior paulista, destinada ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), foi apreendida após ser flagrada transportando nove convidados de um casamento.
De acordo com informações da Prefeitura Municipal, o grupo havia participado de uma cerimônia no dia anterior e utilizava o veículo público para visitar a praia. A prática configura desvio de finalidade, o que levou à apreensão do veículo. Ele foi encaminhado ao Distrito Policial, sob escolta da Polícia Militar.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades no caso. O motorista, por sua vez, foi multado pela Secretaria de Urbanismo em 500 VRMs, valor que equivale a aproximadamente R$ 220 mil.
A operação de fiscalização contou com a participação da Prefeitura de Caraguatatuba, EMTU, Artesp e Polícia Militar. O objetivo da ação é coibir o transporte clandestino, em especial o realizado por veículos de turismo de um dia, além de reforçar a segurança e combater o uso indevido de recursos públicos.