Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, a Polícia Civil deflagrou uma operação em São José dos Campos visando o combate a crimes de falsidade ideológica. A ação teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão para investigar a falsificação de documentos públicos e particulares, além da criação de empresas fantasmas registradas em nome de terceiros.
A operação contou com a participação de equipes da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), vinculada à Deic e Deinter 1, e foi realizada em três bairros da cidade. Na Vila Cândida, zona norte, constatou-se que a investigada não residia mais no local, e nada relevante foi encontrado durante as buscas.
Na Vila Paiva, também na zona norte, no endereço da investigada, foram apreendidos dois aparelhos celulares e diversos documentos que podem estar relacionados à investigação. No bairro Jardim Altos de Santana, foram apreendidos mais dois celulares, três segmentos metálicos com gravações puncionadas e diversos documentos lacrados que podem contribuir para o avanço das apurações.
A operação recebeu apoio técnico e logístico do Detran, que colaborou na arrecadação de documentos e placas de veículos para análise técnica e a instauração de procedimentos administrativos. As investigações continuam em andamento para identificar outros membros da associação criminosa envolvida nas atividades ilícitas.