Os manifestantes bolsonaristas que estão nas ruas bloqueando estradas desde a noite de domingo pelo país, apostam e se baseiam em fake news para pedir uma intervenção militar no país, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição para presidente da República.
Eles acreditam que bloqueando e ocupando as estradas por 72 horas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) irá usar o artigo 142 da Constituição, que daria poderes para as Forças Armadas ocuparem o Brasil. No entanto, o artigo 142 da Constituição não prevê intervenção militar.
Inclusive, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados emitiu parecer há dois anos esclarecendo que o artigo 142 da Constituição Federal não autoriza uma intervenção militar a pretexto de “restaurar a ordem”.
O documento diz que “Não existe país democrático do mundo em que o Direito tenha deixado às Forças Armadas a função de mediar conflitos entre os Poderes constitucionais ou de dar a última palavra sobre o significado do texto constitucional”.