top of page

Funcionário da UPA Campo dos Alemães denuncia racismo praticado por paciente em São José dos Campos


Um funcionário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Campo dos Alemães, na região sul de São José dos Campos, denunciou ter sido vítima de racismo por parte de uma paciente durante a madrugada desta quinta-feira, 21 de novembro. O caso está sob investigação da Polícia Civil.


De acordo com o relato do controlador de acesso, a paciente demonstrou comportamento agressivo e desrespeitoso ao reclamar da demora na administração de sua medicação, após atendimento na emergência da unidade. Ele explicou que outras pessoas aguardavam na fila e que ela seria atendida conforme a ordem. Ainda assim, a mulher teria insistido de maneira desrespeitosa.


Para tentar controlar a situação, o funcionário disse que manteve a calma e sorriu, momento em que a paciente passou a proferir injúrias raciais. Entre as ofensas, ela teria dito frases como “negrinho vem rindo da minha cara”, “não sabe atender ao público” e “além de negrinho é burro”. O episódio foi presenciado por outra funcionária da UPA.


A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI) após o uso de um botão de pânico silencioso instalado na unidade. Os agentes conduziram as partes envolvidas à Central de Flagrantes para o registro da ocorrência.


Segundo o boletim de ocorrência, a mulher denunciada optou por permanecer em silêncio na delegacia. A Polícia Civil informou que requisitará imagens das câmeras de segurança da UPA para apurar os fatos.


Em nota, a Secretaria de Saúde de São José dos Campos repudiou o ato de racismo e declarou: “A administração municipal repudia qualquer tipo de discriminação e tomou as providências necessárias em relação ao ocorrido na UPA do Campo dos Alemães.” A pasta também confirmou que o funcionário registrou a ocorrência e que o caso será devidamente investigado pelas autoridades competentes.

bottom of page